Cromoterapia para cães e gatos

A Cromoterapia é uma terapia alternativa que recorre às cores para devolver ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural.

Cromoterapia para cães e gatos

Na Medicina Veterinária a Cromoterapia utiliza a vibração das cores do espectro solar, visando devolver ao corpo do animal seu equilíbrio físico-energético em regiões que apresentam alguma disfunção.
A cromoterapia baseia-se nas sete cores do arco-íris, que são: amarelo, azul, laranja, índigo, verde, violeta ou lilás e vermelho ou rosa. Cada cor possui uma vibração energética diferente e, à medida que se propagam no ambiente no qual se aplica a Cromoterapia, causam efeitos curativos ou calmantes nesse espaço.
O tratamento de doenças por meio das cores vem sendo feito desde 2800 a.C nos povos da antiguidade, como gregos, egípcios, chineses e indianos. Essas culturas utilizavam pedras preciosas e flores para curar os doentes. Atualmente, em vários hospitais do mundo, utiliza-se a Cromoterapia. Um exemplo é a utilização de raios ultra-violeta em bebês prematuros.
Esta técnica é reconhecida desde 1976 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como uma das principais terapias integrativas e complementares. E desde 2018, no Brasil, incluiu-se a Cromoterapia entre as vinte e nove Práticas Integrativas e Complementares utilizadas no SUS.

A técnica também pode ser aplicada em distúrbios comportamentais relacionados à agressividade e agitação.
Cada cor produz efeitos diferentes:

VERMELHO - aumenta a energia vital, curando as depressões e anemias. Contraindicado nos casos de agressividade e agitação.
LARANJA - usado nas doenças dos órgãos reprodutores, patologias na bexiga, infecções em geral e combate à fadiga.
AMARELO - disfunções do sistema digestivo (baço, fígado, estômago, vesícula biliar)
VERDE - cura dores em geral, patologias respiratórias (coração, pulmões e sistema circulatório).
ÍNDIGO - anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea, ativa o sistema nervoso autônomo/hipotálamo.
LILÁS - cura o cansaço geral, medos, fobias, traumas, elimina impurezas do sangue. Tem ação calmante do sistema nervoso e respiratório. Contra indicado nos casos de apatia.
AZUL - acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório. Reduz a frequência cardíaca, respiratória e pressão sanguínea, inibindo a descarga de adrenalina, e tem efeito hipnótico no sistema nervoso central. O organismo tende a recarregar-se energeticamente.
A Cromoterapia, assim como todas as Terapias Holísticas (Homeopatia, Acupuntura, Quiropraxia, Hidroterapia, Florais de Bach, Aromaterapia e Reiki) ganham a cada dia mais adeptos nas clínicas veterinárias, auxiliando na saúde e bem-estar dos animais.

Alguns benefícios da cromoterapia
• Resgata o estado saudável dos órgãos;
• Repõe a energia vital;
• Revitaliza após momentos de estresse;
• Traz equilíbrio emocional e mental;
• Melhora o sistema imunológico;
• Alivia dores e inflamações;
• Acelera cicatrizações;
• Promove relaxamento físico e mental.

Tratamento

A cromoterapia é um tratamento realizado com utilização das frequências vibratórias das cores, através de várias ferramentas como bastão de cristal, lanterna, água solarizada, luzes, ou simplesmente a emissão mental da cor. O tipo de doença, a sua localização no organismo e a sua metafísica (causa além da física) indicam o tipo de cor que deve ser utilizada no tratamento.
Além do tratamento para cura, as cores podem ser utilizadas para fortalecimento de aspectos mentais e emocionais que se deseja fortalecer, como alegria (amarelo), autoconfiança (violeta), calma (azul), ânimo (vermelho), entre outras.
Esses aspectos estão relacionados aos centros de energia que existem no corpo dos animais e dos humanos também. Esses centros são conhecidos como chacras. As cores são, dessa forma, a expressão do estado de espírito.
A cromoterapia pode ser utilizada juntamente com outras terapias integrativas ou com qualquer outro tratamento que o animal esteja recebendo.

Referência Bibliográfica
Elisangela Tavares é médica-veterinária integrativa da OMV. É mestre em reiki (tradicional, Karuna Ki e Teramai), cromoterapeuta, terapeuta de Florais de Bach e consultora de alimentação natural para cães e gatos. Também ministra cursos, palestras e eventos sobre medicina veterinária integrativa, Reiki, cromoterapia, Florais de Bach e alimentação natural para cães e gatos. Trabalha com o modelo de medicina veterinária sistêmica familiar, integrando os tutores e a família nos tratamentos, quando necessário.

Compartilhe:

Relacionados:

Comentários