Nós muitas vezes nos incomodamos com o clima quente da nossa cidade. E os nossos cães?
Atenção, Tutor!
Por mais bem escrita e detalhada que a matéria venha a ser, ela não substitui uma consulta ao seu veterinário de confiança.
E não tem INTENÇÃO ALGUMA de substituir uma consulta médica ou indicar quais os melhores produtos para você comprar.
Devo tosar meu pet no Verão?
Ah, o Verão! Calor chega e surge a dúvida: tosar ou não tosar meu animalzinho?
As altas temperaturas do verão 2020 têm batido recordes. Curitiba já registrou 35.9 °C, maior marca desde 1961. No Rio de Janeiro, a média do mês de janeiro é de 37 ºC, sendo que os termômetros já ultrapassaram os 40 °C, algumas vezes. O cenário não é diferente de outras cidades do Brasil. Em São José do Rio Preto, cidade do interior do estado de São Paulo, por exemplo, a temperatura chega a ultrapassar 40 °C. Assim, muitos donos correm para tosar o cachorro no Verão e garantir que o bichinho fique refrescado, mas alguns cuidados devem ser tomados.
Os animais possuem um mecanismo próprio para a regulação da temperatura corporal: sua transpiração é basicamente pela língua, coxins (almofadinhas das patas) e barriga. Por isso que no calor vários ficam com a língua de fora e deitados no chão mais frio.
Entretanto nada impede de darmos uma “mãozinha” para ajudar a aliviá-los nos dias quentes, não é mesmo?
A primeira ideia que nos vem à cabeça é raspar para aliviar do calor proveniente da pelagem, mas ATENÇÃO: lembre-se de que os pelos funcionam como barreira de proteção térmica natural e não se deve raspá-los totalmente (a menos que indicado por um veterinário de sua confiança).
Opte sempre por tosas que não deixem o pelo nem muito longo nem muito curto, pois desta forma você ajuda seu cãozinho a se livrar do calor excessivo sem expô-lo.
Cãezinhos com pelagem longa tendem a sofrer mais com o calor excessivo durante o Verão, e a tosa mais baixa pode ajudar nesses dias mais quentes.
A tosa não é obrigatória, mas se torna necessária quando os pelos ficam embaraçados e com nós, o que faz com que o calor se mantenha junto ao corpo, impedindo que o ar chegue até a pele para refrescá-la. Para que isso possa ser evitado, mantenha sempre seu animal escovado.
A nossa dica para o Verão é usar a escova Tira Pelo Furminator, uma das especialidades Patrina Pet Shop.
A Escova Furminator para cães com pelo longo - pequeno é uma forma super eficaz e fácil para eliminar os pelos mortos do seu pet, sendo melhor que uma escova para pelo comum pela sua eficiência em não danificar os pelos saudáveis do animal e mais segura que uma rasqueadeira por não oferecer irritação à saúde do seu bichinho. Estimula a pele do seu pet na produção de óleos naturais que evitam a queda de pelos, deixando-os muito mais sedosos e brilhantes. Reduz em até 90% os pelos que caem dos animais de forma segura e eficiente.
Ao remover a pelagem secundária, a lã e os pelos mortos dos cães, deixamos apenas a pelagem primária, livrando o pet de toda aquela camada que estava apenas esquentando-o. Tudo isso sem, num primeiro momento, alterar a tosa/comprimento do pelo do seu cão. A tosa com a Furminator pode ser feita juntamente com a tosa, para total alívio de seu mascote.
Então o ideal para o Verão é manter o cão sempre muito bem escovado e a pelagem baixa, mas com uma certa camada para manter a temperatura corporal; disponibilizar tigelas de água fresca constantemente e, se possível, um tapete ou superfície gelada que o cão possa deitar para se refrescar.
Pronto, agora é só curtir o verão!
Referências bibliográficas
CHAVES, L. J. Q. Dermatomicoses em cães e gatos: avaliação do diagnóstico clínico-laboratorial e dos aspectos epidemiológicosem uma população de portadores de lesões alopécicas circulares. Universidade Estadual do Ceará. 2007.
PEREIRA, V. G. A. Estudo retrospectivo da resistência bacteriana na dermatite atópica canina. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Lisboa. 2013.
DICAS PARA AJUDAR OS CACHORROS NO VERÃO
Reunimos, também, algumas dicas para ajudar a refrescar os cachorros no verão:
• Mantenha a casa arejada, com portas e janelas abertas, ou com ar-condicionado ligado. O seu cachorro agradece;
• Mantenha a tigela do animalzinho sempre com água fresca e limpa;
• Compre uma caminha feita com materiais frios, para ajudá-lo a se refrescar durante o dia ou à noite;
• Ofereça um espaço de descanso para o cãozinho à sombra e em um local fresco e arejado;
• Escove os pelos regularmente, para ajudar a eliminar os fios mortos, que acabam esquentando demais o cachorro;
• Se for sair para passear, evite períodos em que o Sol esteja muito forte, como entre as 10h e 16h. Assim evita-se insolação, problemas de pele e queimaduras nas patas, por causa do chão quente (sempre cheque a temperatura do chão onde o cachorro irá pisar, pois ele não está com um calçado como você).
Aviso legal
Não pretendemos dar nenhum conselho veterinário. Nosso objetivo é passar dicas para cuidar e entender melhor seus animais.
Mas isso não substitui a orientação de um veterinário, que é um profissional especialista no assunto.